terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aula de sociologia explica diferença entre culturas popular e erudita

A cultura popular é oriunda do conhecimento vulgar, do senso comum.
Para alcançar a erudição, é exigido estudo e aprofundamento.

Do G1 PE
Esta reportagem foi publicada originalmente no portal pe360graus, em 12 de setembro.

 Assista ao vídeo da notícia
 Você sabe o que diferencia o frevo da música clássica? E a pesquisa científica da literatura de cordel? O Projeto Educação do dia 12 de setembro falou sobre as expressões culturais e mostrou que, cada vez mais, a cultura erudita está próxima da popular.
A Orquestra Criança Cidadã é um exemplo desse fenômeno. Adolescentes de uma das mais pobres comunidades do Recife encontraram na música clássica um caminho para o futuro. Algo que há bem pouco tempo era impossível imaginar.
Segundo o professor de sociologia Fábio Medeiros , esse distanciamento é rompido quando se dá oportunidade. “Por que a gente elitiza tanto isso? Por que não oferecer isso ao povo? Fica provado que oportunizar as pessoas é oportunizar que elas tenham dignidade”, diz.
A excelência na apresentação da Orquestra Criança Cidadã depende do empenho e da dedicação de cada músico. Para executar as peças sofisticadas com perfeição, os ensaios são longos e diários. Essa é uma das características da cultura erudita: o estudo, a especialização.
“Tanto a cultura erudita quanto a popular são expressões humanas, do sentimento e da vida de um povo. A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor.
Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico. É importante lembrar que tanto a cultura popular quanto a erudita são fundamentais para a formação da identidade de uma sociedade e que a pluralidade cultural promove a igualdade entre os grupos humanos.

Link da fonte: http://glo.bo/p8SWxH

Nenhum comentário:

Postar um comentário